Artistas defendem proibição do desmatamento na Amazônia
2007-01-26
Sensibilizados durante as gravações da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", alguns atores do elenco global decidiram partir para a ação em defesa da floresta. O site www.amazoniaparasempre.com.br , lançado essa semana, apresenta um manifesto redigido pelo ator Juca de Oliveira, em que se exige a imediata proibição do desmatamento na Amazônia brasileira.
A iniciativa foi idealizada por Christiane Torloni e Victor Fasano. Ao acessar o site, a voz de Christiane apresenta a leitura do texto, acompanhada de um slide show com fotografias de Araquém Alcântara e Francisco Carrera, ao som de "As Bachianas", de Villa Lobos. Um dos trechos do manifesto expressa bem a convicção dos atores quanto à proibição do desmatamento: "Um país que tem 165.000.000 km2 de áres desflorestadas, abandonadas ou semi-abandonadas pode dobrar a sua produção de grãos sem derrubar mais um única árvore".
Ao acessar o site, o internauta pode aderir à iniciativa por meio de assinatura. A idéia, descrita na abertura, é recolher assinaturas suficientes para enviar o manifesto ao presidente Lula. Nossa reportagem, entretanto, não conseguiu acessar a página correspondente.
(Por Carolina Derivi, Amazonia.org.br, 25/01/2007)
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=231661