A Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) está lançando uma especificação final para o uso eficiente de água em toaletes. Os que utilizam menos do que 1,3 galão por descarga são considerados como tendo atingido o desempenho de qualidade e poderão ser certificados com o Water Sense, um selo especialmente criado pela EPA para esta finalidade.
"O selo WaterSense vai ajudar os consumidores a identificar produtos de alto desempenho em consumo de água", dise o administrador-asistente da EPA, Water, Benjamin H. Grumbles. "Ao comprarem esses produtos, os consumidores vão ajudar a proteger os mananciais”, complementou.
Os novos tipos de toilete são produtos de pesquisa intensive em dinâmica dos fluidos, tendo sido desenvolvidos ao longo de seis anos. Externamente, eles diferem de pouco dos tradicionais, mas interiormente eles foram redesenhados de modo a ter suas propriedades mecânicas melhoradas, reduzindo o uso de água.
Durante o desenvolvimento do programa para o lançamento do WaterSense, a análise da EPA determinou que os toaletes representam uma meta significativa para o uso eficiente de água. Os toaletes significam nada menos do que cerca de 33% do consumo doméstico de água nos Estados Unidos.
Estima-se que a alta eficiência dos toaletes possa permitir uma redução de aproximadamente 10% do consumo de água. A substituição dos antigos e ineficientes por novos, dotados da tecnologia desenvolvida, pode poupar mais de 900 bilhões de galões de água por ano– o suficiente para abastecer quase 10 milhões de residência.
(
EPA/a>, 24/01/2007)