Mudança climática entra na pauta de Davos, mas economia ainda é a prioridade
2007-01-25
Contando com 17 sessões sobre mudanças no clima, a edição atual da Reunião Anual do World Economic Forum será o encontro mais “verde” já realizado em Davos. O evento – que começou quarta-feira (24/01/2007) e terá como tema “Mudanças na Equação do Poder” – reunirá mais de 2.400 líderes globais, entre os quais 800 CEOs, que passarão cinco dias na cidade dos Alpes Suíços. No entanto, uma pesquisa realizada entre os participantes do evento mostrou que a proteção ao ambiente é a segunda preocupação do encontro, depois do crescimento econômico.
Segundo a pesquisa, os problemas ambientais ocupam o segundo lugar no ranking de prioridades dos líderes, após o crescimento econômico (26%), e seguida da necessidade de reduzir as diferenças entre países ricos e pobres (15%). Em comunicado à imprensa, o Fórum informou que, em uma pesquisa semelhante realizada em 2006, apenas 9% apontaram como prioridade a necessidade de proteger o ambiente. Nesta edição, entretanto, o percentual aumentou para 20%.
Dominic Waughray, chefe de iniciativas ambientais do Fórum, disse: “Estamos recebendo uma grande demanda dos nossos membros para colocar as mudanças climáticas e a segurança ambiental no centro do programa do World Economic Forum. O Fórum já serviu de plataforma para que o tema fosse discutido, mas o programa da Reunião Anual deste ano demonstra a importância desses assuntos para líderes corporativos, e quão séria é sua preocupação em encontrar soluções concretas nas parcerias entre os governos e as principais Organizações Não-Governamentais (ONGs). As empresas representadas durante a Reunião Anual são responsáveis por receitas conjuntas de cerca de US$ 10 trilhões – praticamente um quarto do PIB mundial. Sendo assim, o comprometimento dessas empresas com o assunto representa um passo muito positivo para todos”.
Entre as sessões sobre o meio ambiente que serão realizadas durante a reunião estão “O Cenário Jurídico de Mudanças Climáticas”, “Fazendo o Verde Ser Rentável”, “Os Efeitos das Mudanças Climáticas sobre a Segurança”, “A Economia das Mudanças Climáticas”, terminando com uma sessão plenária sob o tema “Mudanças Climáticas: A Hora da Ação”. Entre os membros desse painel estarão presentes: John McCain, Senador do Arizona e um dos pré-candidatos à presidência dos EUA, Lord Browne of Madingley, CEO do grupo BP (uma das maiores empresas petrolíferas do mundo), Zhang Xiaoqiang, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, da República Popular da China, e Montek Ahluwalia, Vice-Presidente da Comissão de Planejamento da Índia.
Para cada uma das 17 sessões sobre mudanças climáticas, o Fórum trabalhou em conjunto com os principais acadêmicos, líderes corporativos, representantes de ONGs, chefes de agências das Nações Unidas e líderes políticos, entre outros. O objetivo era contribuir na discussão, ajudar a descobrir onde parcerias de alto impacto podem ser firmadas e como mudanças concretas podem ser realizadas. Em termos gerais, as sessões são divididas em quatro categorias chamadas de “desafios”: políticos, de legislação e de governança; financeiros e para o mercado; de liderança e a necessidade de mudanças comportamentais; e de desenvolvimento e adoção de inovações. A CNBC e a BBC estarão transmitindo ao vivo os debates sobre o tema.
Os participantes também poderão compensar as suas emissões de gás carbônico com a sua presença na reunião, participando do programa do Fórum para aumentar a conscientização e equilíbrio de mudanças climáticas, chamada Aliança Climática de Davos (http://www.davosclimatealliance.org).
Por Sabrina Domingos, com assessoria de imprensa do Fórum e agências internacionais.
(Envolverde/Carbono Brasil, 24/01/2007)
http://www.envolverde.com.br/#