Eventos nos Parques Municipais passam a compensar emissões de carbono
2007-01-25
A Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo passa a exigir, no prazo de 60 dias, a obrigatoriedade de os eventos realizados nos 32 parques municipais compensarem as emissões de carbono com o plantio de árvores pela cidade e a realizar o manejo adequado dos resíduos gerados pelos eventos. Além de mitigar as emissões, a medida contribui para ampliar a mancha verde de São Paulo. A medida é parte das iniciativas do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Eco-economia, criado em junho de 2005.
Mas esta é apenas uma das medidas que deverão ser tomadas em médio prazo em relação ao tema mudanças climáticas. No prazo de aproximadamente seis meses estará concluído um estudo com objetivo de formular uma política municipal de mudanças climáticas para São Paulo e o levantamento do potencial de projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) no município.
O estudo será realizado por um grupo de entidades e especialistas no tema mudanças climáticas: ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade), GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) e especialistas de notório saber.
Os resultados esperados são:
- Realização de estudo para embasar a formulação de uma política municipal de mudanças climáticas, contendo os principais elementos para justificar a proposição dessa política através da adoção de uma lei municipal, consubstanciado num documento denominado Justificativa do anteprojeto de lei de política municipal de mudanças climáticas;
- Formulação de um anteprojeto de lei de política municipal de mudanças climáticas baseado nos estudos e informações colhidos na pesquisa;
- Levantamento detalhado de potencial de projetos candidatos ao mecanismo de desenvolvimento limpo no município de São Paulo, para identificar oportunidades de investimentos em projetos sustentáveis no município que possam gerar ganhos para a sociedade e o meio ambiente nos níveis local e global, bem como créditos de carbono.
(Envolverde, 24/01/2007)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=27128