Região do Gravataí quer salvar rio
2007-01-25
Os municípios que integram a bacia hidrográfica do rio Gravataí pedirão auxílio do governo gaúcho para o desassoreamento e a limpeza de trechos críticos das águas. O prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski (PT), afirmou ontem, durante a realização de um mutirão de limpeza no rio, que a crise financeira do RS não será desculpa. 'As prefeituras já fazem a sua parte com a limpeza do lixo depositado nas margens, mas o trabalho pesado tem que ser do Estado. A crise financeira não será problema porque existem financiamentos para isso a fundo perdido', apontou.
Os bancos de areia e o lixo são considerados problemas críticos do rio Gravataí, principalmente junto às desembocaduras dos arroios Águas Belas e Feijó, em Alvorada, e do Barnabé, em Gravataí. Nesses locais, há a necessidade de equipamentos como dragas para realizar a limpeza e a retirada da areia. Segundo o prefeito, os municípios farão neste ano um estudo sobre suas necessidades para, posteriormente, apresentá-las à governadora Yeda Crusius.
Outro projeto importante, na avaliação de Stasinski, é a construção de uma barragem na localidade de Passo dos Negros, onde a Corsan capta a água que abastece Gravataí. 'A construção da barragem é uma idéia que surgiu no governo de Alceu Collares e serviria para regular o nível do rio e garantir o abastecimento', informou o prefeito. Uma alternativa seria formalizar um consórcio para colocar em prática os dois projetos.
O mutirão realizado ontem em Gravataí contou com a participação de mais de cem funcionários das prefeituras de Gravataí, Alvorada, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. O trabalho, realizado desde 1998, foi feito em uma extensão de 24 quilômetros, entre o ponto de captação da Corsan em Alvorada e a lagoa da Anastácia. Os servidores percorreram a maior parte do trajeto de barco. No total, 40 toneladas de lixo e caliça, depositadas nas margens e no leito do rio, foram recolhidas. A ação continuará ocorrendo pelos próximos dez dias. No próximo mês, o mutirão será realizado no trecho do rio Gravataí em Alvorada e, em março, em Cachoeirinha.
(CP, 25/01/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp