Ambiente é a segunda preocupação no Fórum de Davos
2007-01-23
Uma pesquisa realizada entre os participantes do Fórum Econômico Mundial (FEM), que será realizado de 24 a 28 de janeiro em Davos, na Suíça, mostrou que, depois do crescimento econômico, a proteção do meio ambiente é a segunda maior preocupação desse grupo. Em comunicado à imprensa, o FEM afirmou que, em uma pesquisa semelhante realizada em 2006, apenas 9% apontaram como prioridade a necessidade de proteger o meio ambiente. Nesta edição, no entanto, o porcentual aumentou para 20%.
Tanto o impacto da mudança climática nas sociedades e economias como a maneira de reduzir seus efeitos serão um dos principais temas das reuniões que o FEM realizará esta semana, em Davos. Segundo a pesquisa, os problemas ambientais ocupam o segundo lugar no ranking de prioridades dos líderes, após o crescimento econômico (26%), e seguida da necessidade de reduzir as diferenças entre países ricos e pobres (15%).
Outras preocupações são eliminar a pobreza (11%), acabar com as guerras (9%), readquirir a confiança nas instituições (8%) e combater o terrorismo (6%). Como já ocorreu em 2006, os participantes do FEM acreditam que a próxima geração viverá em um mundo economicamente mais próspero, mas, ao mesmo tempo, menos seguro.
Os dados da enquete, realizada pela empresa Gallup Internacional entre os 2.500 participantes do FEM, revelam que 65% acham que haverá prosperidade econômica.
Por outro lado, praticamente a mesma percentagem (61%) acredita que será um mundo "um pouco" ou "muito menos" seguro.
(EFE, 22/01/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/jan/22/330.htm?RSS