Aumentou de 39 para 41 o número de locais impróprios para banho no litoral de Santa Catarina, de acordo com relatório semanal divulgado nesta sexta-feira (19/1) pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
Dos 62 pontos analisados em Florianópolis, 17 foram reprovados. Eram 16 na pesquisa da semana anterior. A Capital, que tem o maior número de pontos de coleta, lidera a classificação dos locais impróprios para banho.
Em seguida vem Itapema, Litoral Norte, com os mesmos cinco pontos inadequados da semana passada. Depois, Penha, também Litoral Norte, com quatro.
Empatados com duas reprovações cada estão Balneário Camboriú, Barra Velha e Bombinhas, todos Litoral Norte, mais uma vez. O número de Balneário, que no início da temporada era destaque negativo, manteve-se igual ao da última semana.
Com um local impróprio para banho aparecem: Balneário Gaivotas, Balneário Arroio do Silva, Balneário Barra do Sul, Itajaí, Itapoá, Içara, Passo de Torres, Porto Belo e São José.
Em relação à pesquisa anterior, saíram da lista negra da Fatma praias de Garopaba, Governador Celso Ramos, Navegantes e São Francisco do Sul.
O relatório de balneabilidade mostra que o litoral catarinense melhorou desde o início da temporada, quando havia 52 pontos reprovados.
Segundo a Fatma, o conceito de próprio e impróprio depende da quantidade de bactéria Escherichia coli presente em 100 mililitros de amostra. Essa bactéria aponta o índice de contaminação da água por coliformes fecais.
(
ClicRBS, 19/01/2007)