BID cria mecanismo para incentivar mercado de energia limpa
2007-01-22
O Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou na última quinta-feira, 18 de janeiro, a criação, através do Fundo Multilateral de Investimento, de um novo grupo de atividade focado na promoção de mercados de energia limpa. Segundo o BID, a iniciativa irá ajudar pequenas empresas a ter acesso a esses mercados, ao mesmo tempo, que aumentam a competitividade. Para o banco, a América Latina tem na energia renovável e na eficiência energética uma grande oportunidade para reduzir os custos da energia.
O novo grupo, afirma o BID, irá promover novas formas de financiamento e assistir na criação de capacidades necessárias para atuação das pequenas empresas no mercado de energia limpa. Para gerar economia de escala e disseminar boas práticas, os projetos desenvolvidos dentro do grupo compartilharão os mesmos temas técnicos e objetivos. No grupo participarão todos os envolvidos na cadeia, incluindo governos, setor privado, organizações da sociedade civil e universidade.
O novo grupo já aprovou dois financiamento para apoiar projetos na América do Sul para a Fundación Chile, de US$ 975 mil, e para o Instituto Ecológica, de US$ 600 mil, do Brasil. O projeto brasileiro, desenvolvido no Tocantins, receberá os recursos para apoiar a produção e comercialização de biodiesel e de produtos derivados. O investimento será feito em dois assentamentos rurais, com 160 famílias, e em comunidades vizinhas.
A Fundación Chile vai apoiar o uso de eficiência energética e fontes renováveis ao facilitar o acesso a incentivos econômicos que apóiam o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono. As Escos também serão alvo do projeto e terão apoio para criar um mercado viável com potencial de crescimento nos próximos anos graças ao crescente interesse na redução dos custos com energia entre os clientes públicos e privados.
(CanalEnergia, 21/01/2007)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=17305&iTipo=6&idioma=1