A Ilha do Arvoredo, localizada na costa catarinense, é a primeira do país a ser abastecida com energia solar. O sistema de geração, em funcionamento há cerca de um mês, foi inaugurado oficialmente nesta sexta (19/1).
O gerador solar fotovoltaico converte a energia do sol em elétrica sem produzir ruídos ou gerar poluição ambiental. O sistema, inédito em ilhas oceânicas no país, irá abastecer o farol e as residências de apoio dos faroleiros e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele substitui a geração a diesel, utilizada desde a metade da década de 80.
Segundo o coordenador do projeto pela Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Fernando Cavalcante, o principal benefício é eliminar a possibilidade da ocorrência de um desastre ecológico. Todos os meses, cerca de 1,2 mil litros do combustível precisavam ser transportados até a ilha, com custo de R$ 2 mil. Além disso, a queima do combustível emitia gases poluentes.
Outro benefício, segundo ele, é a disponibilização de energia para os ocupantes da ilha durante 24 horas. Até 22 de dezembro do ano passado, a energia só era fornecida durante a noite.
O projeto foi financiado pelo Ministério de Minas e Energia, a Celesc e a Eletrosul, e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para a implantação do novo sistema, o custo total ficou em cerca de R$ 500 mil, incluindo os equipamentos, o transporte, a mão-de-obra e a instalação. 0 equipamento tem garantia de 20 anos e os únicos gastos durante este período deverão ocorrer com a substituição das baterias a cada cinco anos.
(Por Estephani Zavarize,
Diário Catarinense, 20/01/2007)