Greenpeace alerta OMC sobre liberação da pesca
2007-01-20
A organização ambientalista Greenpeace alertou nesta sexta-feira (19) que a retomada das conversas da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a liberação do setor pesqueiro representará um desastre para os oceanos.
"A OMC quer piorar as coisas, e reduzir as tarifas. Isso só beneficiará alguns poucos países com frotas potentes, ao tempo que encorajará um sistema de produção que já é insustentável", disse Daniel Mittler, assessor de Comércio do Greenpeace, na apresentação do relatório "Vendendo nossos oceanos", em Nairóbi.
Segundo o documento, até mesmo o regime atual, que impõe tarifas ao setor pesqueiro, super explora os recursos marítimos. Mantido o ritmo atual de exploração, a quantidade de pescado disponível pode acabar dentro de algumas décadas.
"A Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que 75% das reservas de pesca do mundo são super exploradas, esgotadas ou estão em processo de recuperação", disse Sari Tolvanen, membro da campanha de Oceanos do Greenpeace.
Para o Greenpeace, as tarifas sobre a pesca não deveriam ser reduzidas nem eliminadas até que os países passem a cumprir a legislação internacional existente.
(EFE, 19/1/2007)
www.folha.com.br