Dentro da programação do Fórum Social Mundial, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro, em Nairobi, Quênia, organizações e movimentos sociais convidam interessados para o evento "Retomando o controle dos recursos naturais", que ocorrerá entre os dias 22 e 23, com várias sessões.
O objetivo é facilitar um intercâmbio amplo de informação entre diferentes organizações da sociedade civil e movimentos sociais e as campanhas que estão acontecendo sobre recursos naturais e outros aspectos relacionados (liberalização do comércio, direito à terra, papel das transnacionais, entre outros). Este evento será uma oportunidade para diversos atores da sociedade civil, especialmente da África, reunirem-se a fim de discutir os impactos e as causas da mercantilização dos recursos naturais; analisar as diferentes preocupações regionais; e trocar criticamente idéias sobre estratégias, instrumentos e respostas.
Na sessão 1, o tema será "Análises dos impactos e as causas da mercantilização dos recursos naturais em diferentes regiões", na 2, "Intercâmbio de idéias sobre soluções efetivas, estratégias e instrumentos: manter e restaurar a gestão comunitária e indígena dos recursos naturais e o conhecimento relacionado"; na sessão 3, os participantes discutirão sobre "Intercâmbio de idéias sobre soluções efetivas, estratégias e ferramentas: experiências de ação direta e nacionalização dos recursos naturais". Haverá também uma última sessão de encerramento e discussão sobre propostas de ação.
O evento é organizado por Amigos da Terra Internacional, Centro para o Direito Internacional Ambiental, Coalizão Global pelos Bosques, Conselho de Canadenses Projeto Planeta Azul, Focus on the Global South, Fórum Mundial de Pescadores e Trabalhadores da Pesca, Grupo de Ação sobre Erosão, Tecnologia e Concentração, Kilusang Mangingisda, Filipinas, Via Campesina, Oilwatch Africa, Rede de Informação e Ação pelo Direito a Alimentar-se, Rede de Mulheres Indígenas sobre Biodiversidade.
(
Adital, 18/01/2007)