A chuva ocorrida durante a madrugada desta quinta-feira (18/01) não foi suficiente para aumentar a medição do Rio Gravataí. A marcação na estação de tratamento da Corsan, na região do Passo dos Negros, em Gravataí, registrou 55 centímetros acima do nível do mar nesta manhã. Se o volume diminuir cinco centímetros, será interrompida a irrigação no manancial, conforme acordo entre entidades e arrozeiros.
O índice é anterior à pancada de chuva que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18/01), o que deve amenizar a situação, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Paulo Müller. “Se a precipitação não for muito forte nem contínua, servirá para suprir o solo das lavouras, mas ainda não significará elevação no nível do rio”, reforça.
Conscientização
Müller ressalta a importância da Campanha Viva o Rio Gravataí, desenvolvida pela Prefeitura, através da FMMA. “Ações como estas, isoladas, não salvarão a bacia, mas são essenciais para desenvolver a conscientização nas pessoas”, diz. Na próxima quarta-feira (24/01), será realizado o mutirão de limpeza do rio, como parte das atividades de preservação de sua água.
Limpeza terá continuidade
O evento tem parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). Paulo Müller convida a comunidade para participar da iniciativa, que começa a partir das 8h30min, na região da Sociedade Caça e Pesca e continuará nos dias subseqüentes.
(
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gravataí, 18/01/2007)