EUA: Democratas anunciam novo comitê contra aquecimento global
2007-01-19
A oposição democrata anunciou a criação de um comitê especial que analisará o impacto do aquecimento global e recomendará medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que o comitê fará audiências e promoverá um projeto de lei para reduzir a emissão de gases estufa como o dióxido de carbono que, segundo os cientistas, provoca o aquecimento global.
Embora não tenham sido revelados detalhes sobre quantos e quais parlamentares formarão o comitê, fontes legislativas que pediram anonimato disseram que o grupo será presidido pelo legislador Ed Markey, democrata por Massachusetts. A eventual legislação para combater o aquecimento global contaria com o apoio de vários comitês do Congresso que têm jurisdição sobre assuntos fiscais, sociais ou políticos relacionados com o meio ambiente.
Mas o plano democrata já suscitou críticas de alguns legisladores republicanos, que temem que um aumento nas restrições ambientais prejudique, por exemplo, a indústria de automotores. Os fabricantes de automóveis enfrentariam maiores requisitos para a produção de carros que usam o combustível com mais eficiência e sem aumentar a poluição do ar. Até agora o Governo do presidente George W. Bush recusou aplicar restrições ao uso de combustíveis fósseis que são a fonte das emissões poluentes por considerar que causariam um prejuízo econômico à indústria.
(EFE, 18/01/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/01/18/ult1808u83832.jhtm