Diálogo Florestal para a Mata Atlântica será apresentando em Porto Alegre
2007-01-18
O Diálogo Florestal é uma iniciativa mundial, coordenada pela Universidade de Yale, Estados Unidos, que reúne ONGs ambientalistas e empresas florestais. No Brasil, foi organizado um diálogo específico para a Mata Atlântica, que será apresentado amanhã, dia 18/01, em Porto Alegre, a partir de 14 horas, na sede da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O endereço é rua Carlos Chagas, 55, 11º. andar, Centro.
A coordenadora da Rede de ONGs Mata Atlântica, Kathia Vasconcellos Monteiro, informa que estão convidadas todas as ONGs da rede - cerca de 20 no Rio Grande do Sul - e também demais interessados no tema. A pauta do encontro é a seguinte:
- Diálogo Florestal para a Mata Atlãntica - Beto Mesquita do I-Bio, representando as ONGs, e Cristina Moreno ou João Augusti, representando as empresas florestais.
- Fórum de Ambientalistas e Empresas Florestais do Sul da Bahia - Rosane Borges representando empresas.
- Apresentação do MacroZoneamento Ambiental para Silvicultura - representante da Fepam.
"A idéia do Diálogo Florestal é colocar os dois atores juntos - ONGs e empresas florestais - para que possam chegar a alguns consensos; não é possível resolver todos os problemas, mas é possível melhorar alguns pontos", diz Kathia. Ela esclarece que não vai ser discutida a silvicultura no Pampa, mas apenas a plantação de pinus e eucalipto na Mata Atlântica. "Talvez venha a acontecer um Diálogo Florestal específico para o Pampa", acrescenta.
As apresentações deverão ter duração de 20 minutos, visando garantir o diálogo entre os presentes por mais ou menos duas horas. As entidades ambientais que vierem do interior do Estado terão suas despesas com transporte ressarcidas mediante apresentação de comprovante fiscal.
Mais informações com Kathia pelo telefone:(51) 33 32 8884.
(Ecoagência, 17/01/2007)
http://www.ecoagencia.com.br/