Secretária do Meio Ambiente vai a Brasília tratar de Projetos da Biodiversidade e da Mata Atlântica
2007-01-18
A Secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, estará em Brasília nesta quinta-feira(18). Às 17h ela manterá audiência com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudio Langone. Vera Callegaro vai reiterar o interesse do Governo do Estado na obtenção de recursos do Banco Mundial (BIRD) para o Projeto de Conservação da Biodiversidade do RS, elaborado pelas Secretarias Estaduais da Coordenação e Planejamento e do Meio Ambiente, por meio da Fepam e da Fundação Zoobotânica, e pela Emater.
O Projeto está em análise no Ministério do Planejamento para que possa receber recursos internacionais e necessita da avaliação final do Ministério do Meio Ambiente. Tem um custo de execução estimado em 17 milhões de dólares, divididos entre o BIRD/GEF (U$ 7,5 milhões) e o governo estadual (U$ 9,5 milhões).
O objetivo do Projeto é promover a conservação da biodiversidade do Rio Grande do Sul, buscando a valoração econômica de seus componentes dentro da ótica do desenvolvimento sustentável. Conforme a secretária Vera, o MMA demonstrou interesse no Projeto, pois grande parte das áreas priorizadas estão inseridas no Bioma Pampa.
Na sexta-feira (19), às 11h, a secretária se reunirá com o diretor do Banco alemão KfW no Brasil, André Ahlert. Ela fará um relato do andamento do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS e tratará de novo aporte de recursos para manutenção do Projeto após janeiro de 2008, quando está prevista a conclusão da fase atual. O Projeto Mata Atlântica é executado pela Sema com seis milhões de euros do banco KfW e 4 milhões de euros do Tesouro do Estado, sob a forma de contrapartida. Desde 2004 vem promovendo a implantação de 11 unidades de conservação no Estado, sendo seis estaduais, duas federais e três municipais.
(Sema, 17/1/2007)
www.sema.rs.gov.br