Curso de Educação Ambiental e Queima Controlada é promovido no Piauí
2007-01-17
A Superintendência do Ibama no Piauí e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizaram na última semana, no Parque Nacional de Sete Cidades, um curso sobre Educação Ambiental e Queima Controlada. O curso discutiu a elaboração da “Carta de Sete Cidades” contendo propostas e recomendações para evitar a saída de linhas de transmissão, provocada por queimadas na faixa de servidão, através de programas e projetos de Educação Ambiental junto aos agricultores que se utilizam do fogo, por meio de queimadas nas práticas agrícolas.
Com duração de quarenta horas, o curso teve a participação de 31 funcionários entre engenheiros, técnicos e supervisores responsáveis pelas linhas de transmissão da Chesf dos Estados de Sergipe, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas e Bahia. O objetivo era proporcionar subsídios de Educação Ambiental para a instrumentalização dos participantes, facilitar a reflexão e a aquisição de conhecimentos sobre a questão ambiental, munindo os participantes para a atuação junto às comunidades que vivem no entorno dos empreedimentos da Chesf, quanto as conseqüências das queimadas e desmatamentos nos ecossistemas.
Presente no evento, o superintendente do Ibama no Piauí Romildo Mafra disse que este tipo de iniciativa possibilita aos participantes conhecimentos técnicos sobre o fogo em combustíveis vegetais e práticas de queima controlada na agricultura. O curso também contou com a presença do gerente regional da Chesf Aírton Freitas Feitosa.
(Por Cíntia Lucas, Ibama, 16/01/2007)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4877