Embrapa Clima Temperado implanta 300 quintais orgânicos em território gaúcho
2007-01-17
Até o final deste ano, a Embrapa Clima Temperado, deve chegar a 500 quintais orgânicos implantados em território gaúcho. Até o final de 2006, 300 dos 500 quintais ecológicos planejados estavam instalados. Trata-se de trabalho pioneiro que tecnicamente privilegia os princípios da produção orgânica e que busca contribuir para a segurança alimentar em áreas rurais e urbanas. É voltado principalmente para assentados da reforma agrária, quilombolas (descendentes de escravos), populações indígenas e escolas públicas do campo e cidade.
Os quintais ocuparão todas as regiões gaúchas e também parte dos territórios de Santa Catarina e Paraná, além de municípios uruguaios e argentinos da fronteira com o Brasil. O projeto busca recuperar a tradição que foi se perdendo no tempo, representada pela presença em propriedades rurais de espécies fruteiras que complementam a alimentação ao longo do ano.
Cada quintal tem cinco plantas de 12 espécies de frutas escolhidas pelas suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem ao clima e solo do Rio Grande do Sul. No total são 60 plantas por propriedade. Entre as espécies escolhidas para cultivo estão o pêssego, figo, laranja, amora-preta, mirtilo, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã tangerina e limão.
O projeto teve início no final de 2003 e se insere nas ações do projeto Fome Zero. Os primeiros quintais ecológicos começaram a produzir a partir de 2006. De acordo com os técnicos Fernando Costa Gomes e Enilton Fick Coutinho, da Embrapa Clima Temperado, a parceria firmada entre a unidade, Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE, ligada à Eletrosul) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg), possibilitou a produção das mudas das espécies fruteiras.
O valor inicial investido chega a R$ 255 mil. O montante não se destina apenas às mudas e nele estão incluídos os custos de implantação das unidades de produção, aquisição e entrega de insumos, distribuição das mudas e assistência técnica, entre outros. As mudas são produzidas na Estação Experimental Cascata, em Pelotas, e no município de Candiota, na Fronteira-Oeste do RS, em atividade que gera emprego e renda.
(Diário Popular, 17/01/2007)
http://www.diariopopular.com.br/