Pelotas instala placas de demarcação e sinalização na orla do Laranjal
2007-01-17
Após reivindicações de freqüentadores do Laranjal, a lei municipal nº 4.942, criada em 16 de junho de 2003, passou a ser aplicada de forma efetiva. A demarcação e sinalização das áreas próprias para pesca, esporte, recreação e banho na orla da Lagoa dos Patos ocorreu na manhã de ontem (16/01) com a colocação de placas padronizadas em aço e madeira visíveis à população. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) é responsável pela ação.
Segundo o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Roberto Senna, a lei estava defasada, pois o espaço existente entre uma e outra placa era muito fracionado. “Às vezes ocorria de um banhista reclamar que havia alguém pescando próximo onde ele nadava. Por isso, em função de requerimento da população, elaborou-se um projeto de relocação dos usos da orla. Ele foi enviado à Procuradoria do município e recebeu parecer favorável, permitindo as modificações”, disse.
Com as mudanças, toda a área central da orla ficou exclusiva para banho. Em suas extremidades há local destinado à prática de esportes náuticos (próximo ao trapiche) e da pesca, com carregamento e descarga de equipamentos pesqueiros (após o trapiche em direção ao Pontal da Barra e após a rótula do chafariz).
(Diário Popular, 17/01/2007)
http://www.diariopopular.com.br/