Pacífico devora dezenas de metros do litoral chinês ao ano
2007-01-17
A China assiste a um recuo gradual de seu litoral leste, devido ao avanço do Oceano Pacífico, que a cada ano destrói dezenas de metros de costa, segundo um relatório da Administração Oceânica Estatal, citado pela agência Xinhua. O aumento do nível das águas, a fraqueza natural do litoral arenoso e as freqüentes tempestades aceleraram um processo de erosão, pelo qual o homem tem grande parte de culpa.
Na província de Jiangsu, por exemplo, o litoral, de 19,75 quilômetros de extensão, perdeu uma média de 16,8 metros a cada ano, desde 2003. Desde aquele ano, o litoral da província de Shandong perdeu 6,8 quilômetros, elevando a 35,6 quilômetros a extensão de litoral afetada pelo processo de erosão.
Um estudo feito ao longo de 15 quilômetros do litoral da província de Liaoning mostra que o mar avança 0,7 metro a cada ano, e que a proximidade da água destruiu estradas litorâneas e ameaça plantações, edifícios e florestas. A extração de areia de praias e fundos marítimos, bem como a construção de edifícios no litoral, entre outras atividades, são causas de erosão que devem ser atribuídas exclusivamente ao ser humano, diz o relatório.
(Efe, 17/01/2007)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28948