Reunião na França discutirá organização ambiental mundial
2007-01-17
A criação de uma organização de proteção ao meio ambiente, dentro das Nações Unidas, para sistematizar uma resposta internacional aos riscos ecológicos globais, é o objetivo de uma conferência que, por iniciativa francesa, será realizada em Paris, no início de fevereiro.
A conferência, que contará com a presença de responsáveis governamentais de aproximadamente cinqüenta países e especialistas ou personalidades de cerca de sessenta, deve receber o respaldo explícito dos membros da União Européia, explicou o ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé.
"A França e a Europa podem legitimamente liderar este movimento" para criar uma Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEO, na sigla em inglês), por seus compromissos e sua ação, afirmou em entrevista coletiva Juppé, que preside o comitê de honra que prepara a reunião.
O atual prefeito de Bordeaux, um dos mais próximos colaboradores do presidente francês, Jacques Chirac - que propôs a iniciativa -, considera justificada a criação da nova organização porque é necessária uma entidade "capaz de ditar um certo número de regras" internacionais diante da "extrema gravidade da situação do planeta".
Juppé afirmou que o atual Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente se caracteriza pela "grande dispersão" de sua atividade e sofre de "uma falta de coerência e de eficácia". Embora a iniciativa francesa conte com a oposição do governo americano, os organizadores do encontro destacaram que em Paris haverá um representante de Washington, em qualidade de observador, e que os especialistas e personalidades procedentes dos Estados Unidos constituirão o maior grupo nacional, depois do francês.
(Efe, 16/01/2007)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28943