Tanque de inseticida explode em fábrica da Bayer no Rio
2007-01-17
Uma explosão na fábrica da indústria química Bayer S.A., na estrada da Boa Esperança, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ocorrida às 00h15 desta terça-feira (16), deixou três feridos.
Francisco Carlos Pereira da Conceição, 53 anos, e José Edilson Ribeiro, 42, permanecem internados na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio. Ambos tiveram queimaduras de segundo grau e o estado de saúde deles é estável. O Hospital Mário Leone, em Caxias, não quis passar o estado de saúde do bombeiro Francisco de Assis Amorim, de 40 anos, que foi levado com fratura exposta.
O incêndio ocorreu devido ao superaquecimento de um dos tanques da empresa e assustou moradores da região. Segundo informações da equipe de segurança, os funcionários e bombeiros da Brigada de Incêndio tentaram fazer o resfriamento do equipamento, que continha Tamaron Técnico, produto usado pela indústria, mas com o aumento da temperatura ele se rompeu causando o acidente.
Moradores da região informaram que a explosão causou um forte tremor que atingiu as estruturas das casas próximas à empresa. Eles disseram ainda que houve muita fumaça no local e reclamaram do mau cheiro que saía das chamas. Alguns disseram que o odor atingiu bairros vizinhos como Realengo, Campo Grande e Magalhães Bastos, na Zona Oeste do estado. De acordo com a assessoria de comunicação da Bayer, não há perigo do material exalado ser tóxico.
O bombeiros de Nilópolis, Nova Iguaçu, a Defesa Civil, a Feema e a Brigada de Incêndio da Bayer estiveram no local tentando controlar as chamas e acalmar a população. Segundo eles, o acidente atingiu apenas a unidade aberta, onde ficava o tanque. O fogo já foi controlado. As equipes trabalharam para fazer o resfriamento do local, já que outros equipamentos continuaram a funcionar. A fumaça causada pelas chamas estilhaçou os vidros da sala de controle e da recepção.
(Globo.com, 1'6/1/2007)
www.globo.com