Japão incinera 12 mil frangos por causa da gripe aviária
2007-01-16
As autoridades japonesas começaram a incinerar 12 mil frangos de uma fazenda da província de Miyazaki, no sudoeste do país, afetada pela gripe aviária, por temer que a doença possa se espalhar para outras granjas próximas. Segundo a agência Kyodo, as autoridades da província japonesa pretendem desinfetar, na terça-feira, toda a fazenda Taniguchi Furanjo Kurosaka, da localidade de Kiyotake, onde foi detectado um foco da doença. Foi encontrada uma variante do vírus H5, mas ainda não se sabe se é o tipo letal para seres humanos, o H5N1.
Na quarta-feira as autoridades farão inspeções nas fazendas próximas, que abrigam 194 mil frangos, enquanto mantêm a proibição de transporte dos animais e dos ovos em um raio de dez quilômetros. As autoridades de Miyazaki anunciaram que esta proibição será suspensa se nas próximas três semanas, se não forem detectados mais focos.
Cerca de 3.900 aves da granja afetada morreram por causa da doença e as outras 8 mil foram sacrificadas no domingo pelos donos da fazenda. Trata-se do quinto foco de gripe aviária detectado no Japão, mas até agora nenhum humano no país contraiu a doença. As autoridades de Hong Kong anunciaram hoje a proibição de importar frangos do Japão, após a descoberta do foco.
(EFE, 15/01/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/jan/15/132.htm?RSS