Incêndio florestal no sul do Chile destruiu até agora 9.200 hectares de bosques e pastagens
2007-01-15
Um incêndio florestal no sul do Chile que avançou até áreas povoadas destruiu meia centena de casas, mas as condições climáticas deste domingo favoreceram o controle do fogo na Região de Biobío, informaram as autoridades. "Neste momento conseguimos diminuir os focos", disse a gobernadora regional, María Soledad Tohá, ao entregar um último informe na cidade de Concepción, 500 km ao sul de Santiago.
Patrulhas de bombeiros, policiais e brigadas florestais tentaram pelo segundo dia deter o avanço das chamas que surgiram em 12 diferentes focos e arrasaram até agora 9.200 hectares de bosques e pastagens, indicou a Corporação Nacional Florestal (Conaf). Quatro desses focos foram controlados durante o dia. Um segundo incêndio destruiu outras duas casas perto da cidade de Cauquenes, na Região do Maule, 400 km ao sul da capital chilena.
Na Região de Biobío as casas foram atingidas pelas chamas nas comunidades de Coelemu e Hualqui e seus habitantes foram evacuados e levados até os albergues. O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi) decretou um estado de "alerta vermelho" na região, onde o vento diminuiu sua velocidade, que no sábado chegava a 70 km por hora e favorecia a propagação das chamas.
(AFP, 14/01/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/01/14/ult34u172582.jhtm