Dnit anuncia obras emergenciais nos molhes do Porto de Rio Grande
2007-01-15
O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) realiza hoje (15/01), em seu escritório, em Rio Grande (Av. Maximiliano da Fonseca 1370, 4ª Seção da Barra), às 15h, uma coletiva com a imprensa para falar sobre o início de obras emergenciais que executará no Porto do Rio Grande.
Sábado, o Dnit adiantou que, devido aos riscos à navegação causados pela paralisação das obras de prolongamento dos Molhes da Barra, decorrentes do deslocamento das rochas lançadas no local, serão executadas obras emergenciais para a fixação destas rochas, em consonância com autorização do Ibama.
As obras emergenciais a serem executadas se referem à colocação de rochas de maior porte para fixar as pedras já lançadas (e, atualmente, deslocadas), fixando a estrutura na profundidade de 12 metros em toda a sua extensão, ou seja, 370 metros a partir do cabeço do molhe leste e 700 metros do cabeço do molhe oeste.
Conforme o Dnit, as obras de ampliação dos Molhes da Barra somente serão retomadas após a conclusão do EIA/Rima da dragagem de aprofundamento, que deverá ser apresentado em fevereiro de 2007, e que permitirá uma avaliação ambiental integrada pelo órgão ambiental.
Durante a realização das obras emergenciais e, até que seja retomado o prolongamento dos molhes e a dragagem de aprofundamento, serão realizadas, concomitantemente, várias atividades de monitoramento das condições ambientais e de proteção do meio ambiente.
(Jornal Agora, 13/01/2007)
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=26059