Um incêndio destruiu na madrugada de ontem (11/01) o pavilhão onde era depositado e separado todo o lixo reciclável de São Marcos. Uma das paredes caiu e as demais correm o risco de desabar. Todos os equipamentos usados no local, como a esteira, as prensas e um trator foram queimados. Como prédio não tinha seguro, o prefeito Demétrio Carlos Lazzaretti (PP) calcula um prejuízo de pelo menos R$ 500 mil.
- Eu não tenho esse dinheiro para reconstruir o que foi perdido. Estou tentando ligar para alguns deputados da região para ver se eles me dão uma ajuda, mas não consigo encontrar ninguém - lamentou o prefeito.
O pavilhão tinha sido construído em 1999 pela prefeitura e estava sendo usado por uma empresa terceirizada, responsável pela coleta e destinação de todo o lixo do município. Dez pessoas trabalhavam no local. Os bombeiros foram informados sobre o incêndio por volta das 7h30min, quando o primeiro funcionário chegou e encontrou tudo queimado.
- O prédio ficava na Capela São Jacó, zona rural, em uma área isolada. Ninguém deve ter visto - acredita Lazzaretti.
O prefeito pretende encontrar ainda essa semana um local provisório para depositar e separar o lixo seletivo da cidade. A partir daí, começará a analisar onde conseguir o recurso para reconstruir o pavilhão:
- Vou analisar o orçamento para ver se tem como trocar alguma obra por essa. O que não dá é para parar de separar o lixo depois de todo o trabalho de conscientização feito na cidade.
(
Jornal Pioneiro, 12/01/2007)