Apreendido camarão e equipamentos de pesca em Rio Grande
2007-01-12
Durante operação para coibir a pesca de camarão no período de defeso, a 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar, com efetivo do 1º e do 2º Pelotões Ambiental, de Pelotas e Rio Grande respectivamente, apreenderam, ontem à tarde, 60 quilos de camarão, mais uma rede de porta (de pesca de arrasto) e duas embarcações. Os 60 quilos do crustáceo estavam distribuídos entre os porões dos dois barcos pesqueiros. A apreensão aconteceu no estuário da Lagoa dos Patos, nas proximidades da Ilha dos Marinheiros, localidade de Bóia do Diamante, em Rio Grande.
Conforme Márcio André Facin, do comando da 3ª Companhia Ambiental, em uma embarcação estavam quatro pessoas e uma criança, enquanto na outra estavam duas pessoas. No momento em que as duas lanchas da 3ª Companhia foram avistadas pelas pessoas que estavam nos barcos, alguns petrechos foram jogados na água. As embarcações e o produto apreendido foram levados para o cais da área central do Rio Grande. Segundo Facin, os infratores foram presos em flagrante e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Ele está verificando a possibilidade de doar o camarão a instituições carentes. O relatório dessa ação será encaminhado ao Ibama, devendo gerar inquérito administrativo. Ainda em Rio Grande, mais próximo do Centro, foram apreendidas cinco redes do tipo aviãozinho, mas os donos não estavam no local. A operação para coibir a captura irregular do camarão teve início na última sexta-feira e deverá continuar nos próximos dias. A fiscalização acontece em Rio Grande e Pelotas. O transporte irregular de camarão também é considerado ilegal e está sendo coibido com a realização de barreiras.
Em Pelotas, duas pessoas que compraram e estavam transportando 10 quilos de camarão cada também foram presas na operação.
(Jornal Agora, 12/01/2007)
http://www.jornalagora.com.br/