OMS: gripe aviária se propagará de novo pelo mundo
2007-01-12
A gripe aviária se estenderá novamente neste inverno (hemisfério norte) pelo mundo inteiro e os focos anunciados recentemente na Ásia são apenas os primeiros de uma nova epizootia, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). "As razões destes novos focos são claras: entramos nos meses mais frios do hemisfério norte. O vírus da gripe está vinculado ao frio e se propaga facilmente nesta época do ano", afirmou Peter Cordingley, porta-voz do escritório regional da OMS no Pacífico ocidental, em Manila.
"Já consideramos uma repetição do que aconteceu no ano passado, quando o vírus se tornou muito ativo e chegou à Europa", acrescentou. Os governos estão melhor preparados este ano para enfrentar o mal, segundo Cordingley. "Esperamos que os governos que não estavam prontos da última vez agora estejam", declarou, antes de admitir que algumas nações, que não quis mencionar, não estão prontas.
Como em cada início do ano, a gripe aviária voltou a ser assunto na Ásia. A Indonésia anunciou duas mortes nos últimos dias, o que eleva a 59 o número de vítimas fatais no país em decorrência da doença, o Japão investiga um novo foco e a epizootia ganha terreno no sul do Vietnã. A China anunciou na quarta-feira um novo caso humano, o primeiro em seis meses e o 22º desde 2003. O enfermo, contaminado em dezembro, conseguiu sobreviver.
Desde seu surgimento no final de 2003 na Ásia, a gripe aviária matou 158 pessoas, segundo o último balanço oficial da OMS, que não inclui a 59ª vítima anunciada na quinta-feira pela Indonésia.
(AFP, 12/01/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/01/12/ult1806u5282.jhtm