AIEA promete ajudar África a desenvolver tecnologia nuclear
2007-01-12
A Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) vai ajudar os países africanos na aplicação da ciência nuclear e da tecnologia energética ao serviço do desenvolvimento econômico, indica um comunicado divulgado quarta-feira em Nova Iorque.
Citado no comunicado, o director-geral da AIEA, Mohammed El Baradei, precisou que as áreas de assistência abrangem a gestão das águas subterrâneas, o melhoramento das culturas, a luta contra a mosca tsé- tsé (vector da doença do sono) e outros insectos nocivos, assim como o tratamento das doenças transmissíveis, incluindo o câncro. A AIEA vai intervir também nos domínios da nutrição, da produtividade industrial, da proteção do ambiente e do uso pacífico da energia nuclear.
O desejo de El Baradei é que esta assistência reforce o desenvolvimento da África, facilitando a realização, pelo continente, de alguns Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), nomeadamente a segurança alimentar. A AIEA, fundada em 1957, advoga a promoção das tecnologias nucleares pacíficas.
(Pana, 12/01/2007)
http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por004021&dte=11/01/2007