Governadores do Nordeste discutem Fundeb e integração do São Francisco
2007-01-12
Todos os nove governadores do Nordeste reuniram-se ontem (11/1) para discutir assuntos de interesse comum da região com o governo federal. Na pauta da reunião, a integração das polícias nordestinas, reforma tributária, implantação do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), recriação da Sudene e questões sobre o Programa Prioritário de Investimentos (PPI) do governo federal.
Os ministros Pedro Brito, da Integração Nacional e Fernando Haddad, da Educação, também participaram do encontro em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, pediu que a integração do São Francisco fosse colocada em pauta. Cunha Lima vai pedir a aceleração do projeto que vai levar água a regiões do estado que sofrem com a seca, de acordo com a assessoria de imprensa do governador.
A discussão sobre o Rio São Francisco acontece após a publicação no Diário Oficial da União de quarta-feira (10/1), de despacho do ministro Pedro Brito autorizando licitação para contratar serviços relativos à elaboração dos projetos executivos dos eixos Norte e Leste do projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste setentrional.
As empresas interessadas terão um prazo de 45 dias para enviar suas propostas. Esses projetos vão detalhar todas as etapas de construção da obra e os materiais que serão utilizados. Os dois eixos vão distribuir água para os rios intermitentes - que não têm água durante todo o ano - da região Nordeste e semi-árida do Brasil. Essas regiões estão localizadas nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
(Por Yara Aquino, Agência Brasil, 11/01/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/01/11/materia.2007-01-11.8965478483/view