Novos secretários avaliam projetos sobre uso de água
2007-01-11
A análise de oito projetos de uso múltiplo da água deixados pelo governo Germano Rigotto deve ser entregue, até o dia 30 de janeiro, à governadora Yeda Crusius. A avaliação será feita pelas secretarias de Irrigação, de Obras e do Meio Ambiente. Conforme informou o secretário de Irrigação, Rogério Ortiz Porto, tratam-se de 'projetos estruturais grandes'.
O assunto foi abordado nesta semana, durante encontro dos titulares das três pastas. A grande preocupação é como enquadrar as ações dentro da legislação ambiental. As oito proposições já estão com os estudos de engenharia concluídos, mas ainda falta o levantamento de impacto ambiental.
Conforme Porto, alguns dos projetos foram criados ainda em governo anterior. Mesmo com a ordem de corte de despesas, o secretário acredita que é viável a execução dos programas. Para isso, pretende trabalhar com parcerias público-privadas (PPPs) ou com o apoio do governo federal. 'Isso não significa que são ações prioritárias e nem que estarão no Plano de Irrigação', salientou Porto. Adiantou que pelo menos três deles são inviáveis, por beneficiarem um número pequeno de pessoas ou por serem muito caros. Um dos que está em análise é a construção de uma barragem no Rio São Sepé.
Tem por objetivo evitar cheias na parte baixa do rio, possibilitar a piscicultura em algumas localidades e a captação de água, entre demais aspectos. Outros quatro projetos fazem parte do plano de investimento de um grupo espanhol na Bacia do Rio Santa Maria.
(Correio do Povo, 11/01/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp