Para manter elevados padrões de segurança no uso de pesticidas, a Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) está adotando medidas legais para negar o registro para preservativos de madeira de uso residencial fabricados com cromato ácido de cobre, comumente conhecido como ACC.
"Os Estados Unidos continuam estabelecendo padrões de máxima segurança no uso de pesticidas", disse o assistente administrativo da EPA Jim Gulliford. "A decisão atual protege famílias americanas, trabalhadores e o meio ambiente".
O processo de revisão científica da EPA concluiu que os riscos associados aos eventuais usos residenciais do ACC superam os mínimos benefícios. Os usos domésticos propostos para o ACC poderiam ocasionar risco de câncer aos trabalhadores que atuam no tratamento de madeira, bem como riscos não relacionados ao câncer em moradores e crianças.
Além disto, a disposição final de madeira tratada com ACC requereria sua destinação como resíduo perigoso, pois o produto final conteria altos níveis de cromo. O ACC contém cromo hexavalente, um conhecido agente carcinogênico humano quando inalado, além de ser irritante dermatológico.
Atendendo a legislação federal sobre pesticidas, a EPA está seguindo um processo administrativo para finalizar a decisão sobre o banimento.
(Por Jennifer Wood,
EPA, 08/01/2007)