China vincula crédito às empresas ao rendimento ecológico
2007-01-11
O Banco Popular da China (BPC, Banco Central) e a Agência Governamental de Proteção ao Meio Ambiente (SEPA) se associaram em uma iniciativa original que pretende obrigar as empresas chinesas a ter um melhor rendimento em termos de proteção da ecologia. De acordo com um comunicado publicado no site do BPC, as duas instituições decidiram pedir aos bancos comerciais que não aprovem créditos às empresas antes de analisar este rendimento.
A iniciativa tem por objetivo adequar-se à política oficial de "sociedade harmoniosa", que respeita o meio ambiente e consome menos recursos naturais, e obrigar as empresas a "respeitar a lei" e "cumprir suas responsabilidades sociais", acrescenta o comunicado.
De acordo com o jornal China Daily, o país não atingiu a meta fixada para 2006 de redução do consumo energético e da poluição. Pequim deseja diminuir a cada ano o consumo de energia em 4% por unidade do Produto Interno Bruto (PIB) e as emissões poluidoras em 2%, como parte do plano qüinquenal 2006-2010.
(AFP, 10/01/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/01/10/ult35u51084.jhtm