Em meio à Revolução Agrária e da Lei de Recondução Comunitária da Reforma Agrária, o poder executivo entregará, no dia 12 de janeiro, 130 mil hectares de terras comunitárias a populações indígenas originárias do estado de Santa Cruz. A informação é da Agência Boliviana de Notícias.
O anúncio foi feito pelo presidente Evo Morales Ayma, no município de Pojo, que celebra seu 107º aniversário de criação. Para o mandatário, a política do Governo não só consiste na dotação de terras, mas também na entrega de tratores dentro do processo de mecanização da agricultura.
Acrescentou que, na próxima sexta-feira (12/01), entregará 110 tratores para a Federação Única de Trabalhadores Camponeses de Cochabamba para que sejam distribuídos entre os 80 municípios do estado e para os vizinhos. Esta entrega se repetirá no dia 10 de fevereiro, em Oruro, oportunidade na qual entregará para a Federação Única de Camponeses, 70 tratores para 35 municípios.
O chefe de Estado acrescentou que as máquinas e a instalação de 20 processadores de leite no território nacional serão doadas, "porque não somente os empresários agro-industriais podem ser beneficiados pelo Estado". O presidente recordou que, anualmente, destina 130 milhões de dólares para subsídio dos agroindustriais, particularmente na provisão de diesel.
(
Adital, 09/01/2007)