Novo presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul promete agilizar o licenciamento ambiental
2007-01-09
O comandante do 2º Grupo de Polícia Ambiental (GPA), sargento César Gilberto Kowalski, assumiu oficialmente na manhã de ontem (08/01) a presidência do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Ao seu lado, na vice-presidência, está o funcionário público Sérgio Gilberto Krug. A nova diretoria, que ficará à frente da entidade por dois anos, já tem suas metas definidas para colocar em prática durante seu mandato. A prioridade será trazer os licenciamentos ambientais para cortes de árvores e extração de produtos serem feitas em Cachoeira do Sul.
A principal justificativa é o atraso que a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) está causando na liberação dos licenciamentos. “Já fazíamos este serviço há três anos. Depois que passou para a Fepam, começamos até a perder investimentos na cidade em razão da demora”, enfatizou Kowalski. Para iniciar a luta e obter autorização para fazer os licenciamentos em Cachoeira, primeiro o Comdema deverá se organizar institucionalmente.
O principal problema a resolver é o da paridade entre as 23 entidades governamentais e não-governamentais que formam o conselho. “Depois que conseguirmos resolver essa etapa, vamos entrar em contato com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para solicitar a transferência dos licenciamentos para Cachoeira”, observou Kowalski. Outra proposta da nova diretoria é cobrar o crédito de R$ 200 mil pertencentes ao Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fumdema).
DÍVIDA - Segundo o novo presidente do Comdema, este valor está sendo arrecadado pela Prefeitura de Cachoeira desde 1999. O valor que deveria servir para propor ações de preservação ao meio ambiente e ações de conscientização ambiental foi utilizado para outros fins pelo Executivo desde a administração do prefeito Pipa Germanos. A idéia de Kowalski é agendar uma reunião com o prefeito Marlon Santos para buscar soluções para o pagamento da dívida.
(Por Cristina Sausen, Jornal do Povo, 09/01/2007)
http://www.jornaldopovo.com.br/