Argélia acolhe hoje Conferência africana sobre energia nuclear
2007-01-09
O Governo argelino, em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atómica(AIEA), vai organizar terça-feira,em Argel, uma conferência africana sobre a aplicação pacífica da energia nuclear,noticiou hoje, a France Press(AFP),citando o Ministro argelino dos Negócios estrangeiros.
Segundo a fonte, a conferência que decorrerá sob o lema a "ciência e a tecnologia ao serviço do desenvolvimento",será testemunhada pelo Director Geral da Agência Internacional de Energia Atómica,Mohammed el-Baradei,e contará com a participação de representantes de 45 países africanos.
O evento,vai debater sobre as aplicações nucleares não energéticas nos domínios da saúde,da agricultura,da indústria e do meio ambiente. Questões relacionadas com as necessidades do continente africano em matéria de energia electronuclear (centrais nucleares de produção de electricidade), deverão ser igualmente abordadas pelos participantes ao evento.
Os resultados desta conferência,deverão ser apresentados a Cimeira dos Chefes de estado e de Governo africanos,a ter lugar em finais do mês em curso,em Addis Abeba,a capital etíope. Segundo um funcionário sênior do Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros, a Argélia dispõe de dois reactores experimentais em Draria (Argel) e em Ain Ouessara (centro) e que se encontram actividade desde 1995. Acrescentou,que eles têm a garantia da AIEA,que os tem inspeccionado regularmente.
(Angola Press, 09/01/2007)
http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=500033