Merkel e Bush fazem acordo de proteção ao meio ambiente
2007-01-08
A União Européia (UE) e os Estados Unidos constituirão dois grupos de trabalho bilaterais para impulsionar a luta contra a mudança climática e a agenda comercial, anunciou na sexta-feira (05/01) um porta-voz do Governo alemão.
A reunião de três horas que manteve ontem em Washington o presidente americano, George Bush, com a chanceler alemã e presidente de turno da UE, Angela Merkel, mostra a vontade de ambas as partes de "aproveitar a tecnologia para reduzir as emissões de gases com efeito estufa e aumentar a eficácia energética", afirmou o porta-voz Ulrich Wilhelm ao retornar na sexta a Berlim.
Bush assegurou a Merkel que fomentará as energias que não sejam prejudiciais ao meio ambiente e com esse fim os dois líderes fizeram um acordo para criar um grupo de trabalho que prepare propostas para serem debatidas na próxima cúpula EUA-UE, que, segundo Wilhelm, será realizada ainda no primeiro semestre do ano nos Estados Unidos.
Uma das prioridades da Presidência alemã de turno da UE consiste em estreitar os laços europeus com os EUA frente à concorrência dos mercados asiático e latino-americano, no que diz respeito ao comércio e à energia.
Com o objetivo de reforçar a agenda transatlântica, será criado outro grupo de trabalho que faça seus deveres "a longo prazo", já que temas como o direito da propriedade intelectual ou a supressão de tarifas, "requer conversas múltiplas e paciência", disse Wilhelm.
Em qualquer caso, ambas as economias (a da UE e a americana) poderiam "economizar custos muito consideráveis", se fossem equiparadas tecnologias, direito de patentes e mercados financeiros, resumiu o porta-voz.
(Agência EFE, 05/01/2006)
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1332854-EI294,00.html