Praias da bacia do rio Uruguai apresentam boas condições de balneabilidade
2007-01-05
Todos os doze pontos monitorados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) em balneários de onze municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai apresentam boas condições para banho.
Os resultados das cinco coletas já realizadas entre 9 e 30 de dezembro foram divulgados no início da tarde desta sexta-feira (05/01) e estão disponíveis também na página da internet www.fepam.rs.gov.br. O Departamento de Qualidade Ambiental (DQA) da Fepam alerta, no entanto, para o fato de que a incidência de chuvas fortes na região pode alterar rapidamente este quadro favorável, porque elas carregam contaminantes para os cursos de água. As coletas de amostras e análises estão sendo feitas
pela Universidade de Santa Cruz (Unisc).
RESULTADOS - Na quinta coleta, realizada em 30 de dezembro, o número de coliformes fecais oscilou de um mínimo de menos de vinte, no Passo do Silvestre, balneário do município de Itaqui localizado no rio Ibicuí, para o máximo de 500, verificado nas praias das Areias Brancas, em Rosário do Sul, e do Passo Real, em Dom Pedrito, ambas no rio Santa Maria.
Também estão PRÓPRIAS para banho as águas em balneários dos municípios de Alegrete (balneário Caverá, no rio Caverá, afluente do Ibirapuitã), Manoel Vianna (praia Rainha do Sol, no rio Ibicuí), São Francisco de Assis (balneários Jacaquá e Passo das Pedras, ambos no rio Ibicuí), Jaguari (balneário Fernando Schilling, no rio Jaguari), Mata (Balneário Municipal, no rio Toropi), Santiago (balneário do Distrito de Ernesto Dewes, no rio Rosário), Cacequi (balneário São Simão, no rio Santa Maria) e São Vicente do Sul (balneário do Passo do Umbúi, no rio Ibicuí).
METODOLOGIA - De acordo com a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) as águas estão IMPRÓPRIAS para banho quando em duas de cinco coletas foram detectados índices superiores a mil coliformes fecais por cem mililitros de água. A água é considerada IMPRÓPRIA, também, se a amostra mais recente ultrapassar 2.500 coliformes por 100 ml.
Na primeira coleta de amostras, realizada de 9 a 11 de dezembro, foram detectados 17 mil coliformes na praia de Jacaquá, em São Francisco de Assis, e 11 mil no Passo do Umbu, em São Vicente do Sul. Outro índice inadequado - 5 mil coliformes - foi detectado na terceira coleta, que foi feita nos dias 16 e 17 de dezembro, no balneário do Passo Real, em Dom Pedrito (rio Santa Maria).
(Fepam, 05/01/2006)
http://www.fepam.rs.gov.br/