Fepam emite novo boletim sobre balneabilidade em praias da bacia hidrográfica do Guaíba
2007-01-05
Fepam emite novo boletim sobre balneabilidade em praias da bacia hidrográfica do Guaíba
Quatro balneários da Região Hidrográfica do Lago Guaíba não apresentam condições para banho, segundo boletim divulgado pela Fepam no início da tarde desta sexta-feira (05/01). A relação inclui: Sans Souci, no município de Eldorado do Sul; Praia da Alegria e Praia da Florida, no município de Guaíba e Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro. Nestes locais foi detectada a presença de uma bactéria, Escherichia coli, relacionada à existência de fezes humanas e animais, em níveis superiores aos estabelecidos pela Resolução 274/2000 do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente.
As análises do Projeto Balneabilidade 2007 revelaram ainda que estão PRÓPRIAS para banho as praias da Pedreira e das Pombas, localizadas no Parque Estadual de Itapuã, em Belém Novo. O parque é uma reserva ambiental administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) através da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
OUTROS MUNICÍPIOS - Realizadas cinco coletas, também estão classificadas como PRÓPRIAS para banho as águas dos seguintes balneários e municípios: Praia do Encontro (São Jerônimo, no rio Jacuí); Praia da Cachoeirinha (General Câmara, no rio Jacuí); Praia Santa Vitória (Rio Pardo, no rio Jacuí); Praia Carlos Larger (Candelária, no rio Pardo); Praia Nova (Cachoeira do Sul, no rio Jacuí).
Segundo informa o Serviço da Região do Guaíba, vinculado ao Departamento da Qualidade Ambiental (DAQ) da Fepam, em alguns balneários ainda não foram completadas as 5 (cinco) campanhas de amostragem, e por esta razão as condições para banho ainda não estão disponíveis para divulgação.
São eles: Praia das Tunas (Restinga Seca, no rio Vacacaí); Balneário Passo do Verde (Santa Maria, no rio Vacacaí); Balneário Nova Palma (Nova Palma, no rio Soturno).
METODOLOGIA - De acordo com a Resolução 274/2000 do Conama as águas estão IMPRÓPRIAS para banho quando em duas de cinco coletas foram detectados índices superiores a 800 (oitocentas) Escherichia coli por cem mililitros de água. A água é considerada IMPRÓPRIA, também, se a amostra mais recente ultrapassar 2.000 (duas mil) Escherichia coli por 100 ml.
(Fepam, 05/01/2006)
http://www.fepam.rs.gov.br/