Captura de camarão ocorre durante o período de defeso
2007-01-05
O período de defeso do camarão só terminará dia 1º de fevereiro, mas a pesca do crustáceo já acontece na região. O coordenador da Secretaria Municipal da Pesca (SMP) e presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Ilário Borges, diz que já não sabe mais o que responder, quando indagado sobre o assunto. "Nesse período a pesca é proibida, mas fiscalização não existe. O tamanho do camarão está bom e quem não tem medo da fiscalização faz uma safrinha. Quem tem medo não ganha nada", disse.
Borges entende que o período de defeso deveria ser repensado. "A Furg justifica o defeso até fevereiro, alegando que nessa época o camarão grande vai para o alto-mar e lá solta larvas para a próxima safra. Entendem que o camarão não vai existir mais, se for pescado em janeiro. Penso que deveríamos sentar e repensar o assunto. Ou liberam a pesca totalmente ou fiscalizam. O camarão está sendo pescado e Rio Grande está perdendo imposto, porque ele vai para fora", destacou.
Atualmente, o camarão apresenta um tamanho "muito bom", segundo Borges, que observa: "Também tem muita criação de camarão miúdo." O quilo está sendo vendido entre R$ 6,50 e R$ 7,00. Com relação à expectativa para fevereiro, o coordenador da SMP responde: "Se correr tudo bem será uma boa safra."
(Diário Popular, 05/01/2007)
http://www.diariopopular.com.br/