O diretor do programa de segurança nuclear dos EUA, Linton Brooks, abandonará seu cargo após uma série de erros na segurança de instalações de armamento, informou hoje o Departamento de Energia. Brooks apresentará sua renúncia do comando da Administração Nacional para a Segurança Nuclear (NNSA) este mês, informou o Departamento.
Segundo informação dada hoje pelo secretário de Energia, Sam Bodman, durante o mandato de Brooks a NSSA não foi capaz de corrigir uma série de problemas de segurança. Brooks não informou em junho passado a Bodman que alguns piratas cibernéticos tinham conseguido entrar nos computadores de algumas instalações da NSSA em Alburquerque (Novo México) e obter as informações pessoais de cerca de 1.500 funcionários. Esta falha lhe valeu uma reprimenda.
Poucos meses depois, foram encontrados documentos classificados como sigilosos, sobre energia nuclear, durante uma batida policial na casa de um ex-funcionário do Laboratório Nacional dos Álamos, no Novo México. Esse incidente causou especial preocupação, pois tinham sido investidos dezenas de milhões de dólares na melhora dos sistemas de segurança neste laboratório de pesquisa nuclear.
(
EFE, 04/01/2007)