Alemanha e Japão planejam ajudar China e Índia a reduzir poluição de CO2
2007-01-05
A Alemanha planeja fortalecer a cooperação com o Japão nos campos da tecnologia e de pesquisa com o objetivo de ajudar economias em expansão, como China e Índia, a reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2). O Ministro do Meio Ambiente e Segurança Nuclear da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse ao jornal japonês Tokyo Shimmbun que a chanceler Angela Merkel fará a proposta durante um encontro com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe na próxima quarta-feira.
Com a proposta, a Alemanha espera incentivar China e Índia a participar dos esforços internacionais para redução dos gases do efeito estufa, segundo o jornal. Gabriel afirmou que um dos focos principais da Alemanha são os esforços internacionais para ajudar economias em expansão na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento de políticas energéticas sustentáveis. “O Japão será um parceiro elementar para ajudar a alcançar tal objetivo”, disse o ministro alemão.
A Alemanha e o Japão podem ter grandes chances de desenvolver novas tecnologias para separar o crescimento econômico do aumento no consumo de energia, segundo Gabriel. “ A promoção de intercâmbios acadêmicos faz parte dos esforços bilaterais para o desenvolvimento destas tecnologias”, afirmou. Neste início de ano, a Alemanha assumiu a presidência anual do G8, além da presidência semestral da União Européia.
(Kyodo News, 04/01/2007)
http://www.carbonobrasil.com