Bagé finaliza obras em duas ciclovias
2007-01-04
Com o objetivo de oferecer deslocamento mais seguro para pedestres e ciclistas que utilizam trechos de grande mobilidade urbana, a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas está em fase de obras e conclusão de duas ciclovias.
Diferente da ciclofaixa existente na avenida Espanha, que foi sinalizada pela Empresa Bageense de Transporte e Circulação, as ciclovias são espaços que não concorrem com automóveis e motocicletas. A construção das ciclovias iniciou em outubro, e a previsão é de que uma delas fique pronta até o final deste mês, e a outra até março. O valor do investimento nas duas obras é de R$ 250 mil, na qual governos federal e municipal dividiram os gastos em 50% para cada um.
Conforme o titular da Smau, Luís Eduardo Colombo, a ciclovia que está em fase de conclusão inicia na Praça Doutor Albano, na antiga rodoviária, passa pelas alamedas Pedro Coll Leite e Assis Brasil, e se estende até a avenida Padre Abílio Sponchiado, na Artilharia. De lá a ciclovia atravessa o bairro Dois Irmãos até chegar às proximidades do Trevo do 21. Essa obra, que já passou pelos processos de drenagem e terraplanagem, agora se prepara para a colocação do meio-fio e do asfaltamento. Os 1.250 metros de pista devem estar prontos até o final do mês, com a pintura de demarcação.
A outra obra inicia na rua Átila Taborda, na Vila dos Sargentos, se estendendo até o bairro Vicente Gallo Sobrinho. A extensão da obra é de 1.730 metros e, apesar de já ter sido concluída a drenagem e terraplanagem, deve ser inaugurada em março se as condições do tempo colaborarem.
O grande diferencial dessas ciclovias é que elas terão espaços específicos para pedestres e ciclistas. Colombo revela que a obra era uma reivindicação antiga dos usuários desses locais, tendo em vista que mais de 4,5 mil pessoas transitam pelos trechos diariamente.
(Jornal O Minuano, 04/01/2006)
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=12228