Aquecimento global causará problemas agrícolas, prevê estudo chinês
2007-01-04
As mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global irão causar danos ao meio ambiente e à economia da China nas próximas décadas, podendo reduzir consideravelmente a produção agrícola, segundo um relatório do governo divulgado ontem. O estudo, de seis departamentos governamentais, incluindo a Agência Meteorológica Estatal, a Academia de Ciências da China e o Ministério de Tecnologia, foi divulgado poucos dias depois de a mídia estatal ter informado que 2006 foi um ano mais quente do que a média e que houve mais desastres naturais do que normalmente.
"A mudança climática irá aumentar a instabilidade da produção agrícola", revelou o estudo, segundo a Agência de Notícias Nova China. "Se não forem tomadas providências, na segunda metade do século a produção de trigo, milho e arroz na China irá ser reduzida em até 37%".
A temperatura média na China irá subir 2 ou 3 graus nos próximos 50 a 80 anos, e isso irá "acelerar a velocidade da mudança". O estudo não revela que medidas devem ser tomadas para combater a mudança climática. O nível de evaporação de alguns rios irá aumentar em 15%. A China já enfrenta uma forte escassez de água, especialmente na região norte.
No domingo, a Nova China divulgou que as temperaturas em 2006 foram 1 grau mais altas do que em anos normais. Tufões, enchentes e secas mataram 2.704 pessoas e causaram prejuízos de US$ 27 bilhões em 2006, acrescentou, sendo superado apenas pelo ano de 1998, quando arrasadoras enchentes tomaram o país.
(Estadão, 03/01/2007)
http://www.estadao.com.br/agronegocios/noticias/2007/jan/03/172.htm