Projeto inédito produz hidrogênio a partir de energia eólica
2007-01-04
Um sistema experimental que utiliza energia de turbinas eólicas para produzir e armazenar hidrogênio puro foi lançado no estado americano do Colorado na última sexta-feira. O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre Xcel Energy e o laboratório de Energias Renováveis do Departamento Nacional de Energia (NREL) e liga duas turbinas a um aparelho de eletrólise. O aparelho transmite a energia para a água que terá suas moléculas separadas em hidrogênio e oxigênio.
O hidrogênio gerado é armazenado para, mais tarde, ser usado em células combustíveis ou em motores de combustão. O diretor do laboratório, Dan Arvizu, explica que o principal potencial desta inovação tecnológica é apontar o caminho para um sistema que produz, armazena e usa energia completamente livre de emissões.
Atualmente existem limitações para ambas as energias: eólica e de hidrogênio. Usinas de vento só geram eletricidade quando o vento é favorável, o que significa um terço do tempo nos Estados Unidos. Isto cria a necessidade de uma geração emergencial, que é a base de combustível fóssil.
O Hidrogênio, por sua vez, apesar de ser o elemento mais comum do universo, não é encontrado em forma pura na Terra e deve sofrer o processo de eletrólise ou extraído do gás natural, o que utiliza muita energia e resulta na emissão de gases do efeito estufa.
O projeto irá comparar tecnologias de eletrólise e examinar aspectos relacionados a eficiência energética, integração, compressão, armazenamento, custo e o uso de mistura de hidrogênio com o gás natural. As pesquisas terão um custo de dois milhões de dólares e irão durar dois anos. As empresas esperam oferecer ao público uma versão para operação do projeto em meados de 2007.
(Envolverde, 03/01/2007)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=26335