Renovado, Executivo da UE abre 2007 com debate energético
2007-01-04
Já com seus dois mais novos integrantes (representantes de Romênia e Bulgária), a Comissão Européia (braço executivo da União Européia) reúne-se pela primeira vez em 2007 na quarta-feira da próxima semana, com políticas para o setor da energia e alterações climáticas na agenda do encontro, segundo foi anunciado em Bruxelas.
A porta-voz da unidade de planejamento e coordenação da Comissão, Pia Hansen, disse que, na próxima semana, o grupo de comissários europeus, que desde o dia 1º é composto por 27 dirigentes, vai fazer uma análise estratégica da situação energética da União Européia (UE).
Uma das intenções do Executivo da UE é reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis, substituindo-os por biocombustíveis, menos poluentes, na área dos transportes. Os combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, são os principais causadores do efeito estufa e o conseqüente superaquecimento do planeta, devido ao dióxido de carbono que emitem.
Energia "limpa"
A Comissão Européia quer que, até 2020, o setor dos transportes funcione apenas com combustíveis "limpos", como o biodiesel, fabricado a partir de óleos vegetais, e o bioetanol. Os progressos obtidos pelos Estados-membros do bloco na produção de energia elétrica a partir de energias renováveis serão outro dos pontos em debate pelos comissários. Os novos comissários - Meglena Kuneva, da Bulgária, e Leonard Orban, da Romênia – são responsáveis, respectivamente, pela área de Proteção ao Consumidor e pela de Multilingüismo.
(Lusa, 03/01/2007)
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=5507