O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, Juliano Matos, assumiu o cargo no último dia 2. Ele acumula o cargo de presidente da Associação Nacional dos Municípios de Meio Ambiente da Bahia e do Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte. É filiado ao Partido Verde, desde 1994 e exerceu, nos anos de 2005 e 2006, o cargo de superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal do Salvador.
Matos já atuou em vários órgãos e fóruns ligados ao meio ambiente como conselheiro e suplente do Conselho Nacional do Meio Ambiente, consultor do Centro de Recursos Ambientais (CRA) e do Núcleo de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Neama).
Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED), o novo secretário é graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em março de 2005, após assumir a Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura do Salvador, Juliano fez uma visita do CRA propondo uma parceria com o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), portal ambiental do Governo do Estado, por considerar um dos principais veículos de informação ambiental do país, com mais de 35 mil acessos por mês.
Na ocasião, o atual secretário se mostrou interessado pelo Sistema de Tecnologia de Gestão Ambiental do CRA, que possibilita o controle de todos os processos que tramitam na autarquia da SEMARH e ainda pelo programa Geo Bahia, que oferece informações georeferenciadas de todos os recursos naturais do Estado.
No último dia 18 de dezembro, durante a assinatura de convênios, premiações, lançamentos de livros e culto ecumênico como parte da programação de confraternização natalina dos colaboradores do CRA, Juliano Matos, já indicado secretário, esteve presente cumprimentando a então diretora-geral Lucia Cardoso, outros diretores, coordenadores e empregados do CRA.
(Assessoria de Comunicação CRA/BA, 03/01/2007)