Patrulha Ambiental Mirim de Rio Grande forma multiplicadores de consciência ecológica
2007-01-03
Um projeto que existe há nove anos está levando informações sobre o meio ambiente e formando crianças para transformarem-se em multiplicadoras destes conhecimentos. A Patrulha Ambiental Mirim, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a cada edição é composta por 50 patrulheiros, de 7 a 10 anos, e as atividades deste veraneio se iniciaram ontem (02/01).
No prédio construído para o projeto, uma das três turmas se reuniu para participar das primeiras técnicas de integração. Entre brincadeiras e conversas, os novos patrulheiros puderam se conhecer e mostrar as expectativas com as ações que participarão até março. “Vim passar uns dias na casa da minha dinda aqui no Cassino e como meu primo ia participar da Patrulha ela também me trouxe. Acho muito legal, porque a natureza é bonita e temos que saber mais sobre ela. Quero aprender como cuidar do meio ambiente”, contou a estudante Milene Arocha, de 9 anos.
Ao longo dos três meses de trabalho, a temática principal será o Aquecimento Global, mas também serão trabalhadas questões como a reciclagem e o ecossistema. Conforme a coordenadora da Patrulha, Mara de Oliveira, o Projeto ensina os fundamentos da educação ambiental através de atividades lúdicas e apresenta resultados positivos. “ A cada ano, a procura é maior e o que é bom é perceber que neles fica uma sementinha de multiplicação. Eles saem daqui com noção do cuidado geral com o meio ambiente e muitos costumam voltar no ano seguinte”, observou Mara.
A estudante da 7ª série, Marcele Bastos, é um desses casos. Ela já passou da idade limite para participar do Projeto, mas demonstrou tanta vontade de continuar, que neste ano vai ser monitora. “Lembro que vi na televisão e pedi para o meu pai me trazer. Aqui eu conheci amigos e aprendi coisas que vão servir para o meu futuro e que eu sempre vou passar para os outros. Fiquei dois anos na Patrulha e resolvi voltar para ajudar a ensinar tudo o que aprendi aqui. O que mais gostei foi da parte da reciclagem e da importância de separar o lixo limpo do orgânico. Temos que cuidar do meio ambiente, porque precisamos dele para viver. Se destruirmos ele, vamos destruir a gente”, destacou a monitora, que tem 12 anos.
Para auxiliar nas atividades estarão envolvidos profissionais das áreas de Psicologia, Biologia, Pedagogia, Serviço Social e Agronomia. Os encontros acontecerão sempre às terças, quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h. Ainda restam algumas vagas, e as inscrições devem ser feitas no turno da manhã, na sede da SMMA, localizada na rua Buarque de Macedo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53)3231-1371.
(Jornal Agora, 03/01/2007)
http://www.jornalagora.com.br