Bagé inicia construção da Agenda 21
2007-01-03
A prefeitura de Bagé deu início à construção da Agenda 21, que busca o desenvolvimento ambiental e sustentável do município. A Coordenadoria do Meio Ambiente conduz os trabalhos com a proposta de realizar um diagnóstico da cidade e buscar solução para os problemas encontrados. A atividade será norteada por mapeamentos realizados pelo Plano Diretor, segundo informa o coordenador de Meio Ambiente, Luiz Henrique Pacheco Corrêa.
Os debates para mobilizar a comunidade devem ter início em março. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas.
A Agenda 21 Global foi construída de forma consensual, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.
Desenvolvimento sustentável
A comunidade internacional concebeu e aprovou a Agenda 21 durante a Rio 92, assumindo compromissos com a mudança da matriz de desenvolvimento no século XXI. O termo "Agenda" foi concebido no sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações.
Além do documento em si, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que resulta na análise da situação atual de um país, estado, município, região, setor e planeja o futuro de forma sustentável. E esse processo deve envolver toda a sociedade na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução a curto, médio e longo prazos.
(Diário Popular, 03/01/2007)
http://www.diariopopular.com.br/