Desde 2006, o pedreiro Roberto da Silva, 24 anos, deixou de lado um hábito antigo: pescar no lago do Parque Pinhal, em Itaara. Segundo ele, há quatro anos, plantas aquáticas vêm tomando o lago e, nos últimos meses, quase taparam o reservatório.
- O lago não é mais o mesmo. Antes, era um espelho. Agora está tapado dessas plantas. Prefiro não arriscar - diz.
O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Hugo Becker Amaral também se sentiu incomodado com as plantas. Ainda mais quando soube que elas se alimentam de poluição. Quando pediu um teste para o laboratório de Microbiologia da UFSM, recebeu uma notícia triste: o lago está repleto de coliformes fecais (bactérias existentes nas fezes humanas) e não é próprio para o banho.
- Fico preocupado porque, nesse calorão, vejo que tem crianças que se aventuram e tomam banho nessa água. Sem falar no pessoal que continua pescando - comenta Becker.
Consumir os peixes daquele lago pode ser perigoso, diz o veterinário da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Paulo Tadeu Duarte.
- Não que todos que comam os peixes passem mal, porque as bactérias, normalmente, resistem pouco ao calor. Mas o melhor é não arriscar.
Dois veranistas que passaram alguns dias em uma casa às margens do lago, semana passada - João Viana, 24 anos, de Santa Maria, e Bruno Vieira, do Rio de Janeiro - lamentaram não poder usar o local:
- Já pensou tomar um caldinho nessa água? É pedir para se contaminar! - diz o carioca.
Prefeito diz que não sabe de quem é o lago
A água do lago do Parque Pinhal também é a que abastece o balneário da localidade. Mas o presidente da Sociedade Amigos do Balneário Pinhal, Flides Dalla Vechia, garante que a água é filtrada antes de chegar ao balneário. E diz que vai pedir um laudo da água para deixar os freqüentadores mais tranqüilos:
- Vou afixar o laudo bem na entrada, para comprovar o que os usuários já sabem: a água é limpa - garante.
O prefeito de Itaara, Rony Carnieletto (PP), diz que o reservatório deve ser assumido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos próximos meses. E diz que, no futuro, pretende encaminhar um projeto de tratamento de esgoto para toda a cidade.
(Por Bianca Backes,
Diário de Santa Maria, 03/01/2007)