Moradores e turistas reclamam da falta de água em diversas praias do Norte da Ilha de Santa Catarina. O problema ocorre há pelo menos uma semana. As caixas d'água estão sendo abastecidas somente durante a madrugada e, de acordo com moradores, a quantidade é suficiente apenas para banhos e para o almoço.
Um morador entrevista pela RBS TV relatou também que a água que chega de madrugada tem gosto forte de cloro, sendo desagradável para beber.
Há menos de uma semana, o presidente da Casan, Wamor de Luca, disse em entrevista à RBS TV que o abastecimento durante a temporada não seria problema:
– Estamos preparados para receber 200 mil pessoas só no Norte da Ilha. A Casan está tão tranqüila hoje que não há necessidade de fazer operação verão.
Ontem, O diretor de Operações da Casan, Osmar Ribeiro, disse que o racionamento de água em praias como Ingleses e Canasvieiras deve-se ao aumento de consumo nesta época do ano. Segundo ele, a empresa está trabalhando no limite:
– O Aqüífero de Ingleses é vulnerável e nós temos autorização para extrair apenas 320 litros por segundo. O crescimento da demanda foi além da nossa expectativa, está 40% a mais do que aquilo que estamos produzindo.
Ainda segundo o diretor de Operações, o abastecimento nas praias de Ponta das Canas e Lagoinha foi prejudicado com a queima de uma motobomba. Ele informou que o equipamento já foi substituído e, aos poucos, o abastecimento deve se normalizar.
(
ClicRBS, 02/01/2007)